Notícias

Presidente do IRIB é Recebido no Colégio de Registradores da Espanha

Legislação, repercussões registrais, registro eletrônico e eventos internacionais foram alguns dos assuntos discutidos na reunião
Na tarde de ontem, 5/10, o presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, visitou o Colégio de Registradores de La Propriedad y Mercantiles de España e foi recebido pelo decano presidente, Gonzalo Aguilera Anegón, e pelo secretário-geral do Centro Internacional de Direito Registral (Ipra-Cinder), Nicolás Nogueroles.

Na oportunidade, além de entregar pessoalmente os convites para o XLII Encontro Nacional do IRIB, Lamana Paiva tratou com os presentes, entre outros assuntos importantes, sobre os relacionamentos com as entidades locais e internacionais; alterações legislativas e repercussões registrais; registro eletrônico, proteção e privacidade de dados pessoais. Também foi tratada na reunião a possibilidade de um convênio entre o IRIB, o Colégio de Registradores da Espanha, o Ipra-Cinder, a Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário e universidades brasileira e espanhola, visando à realização de um curso de Mestrado em Direito Registral Imobiliário, com aulas em ambos os países.

Eventos internacionais

O X Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário e o XX Congresso Internacional Ipra-Cinder também estiveram na pauta da reunião. O primeiro é uma realização conjunta do Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito de Coimbra (CENoR), do Colégio de Registradores da Espanha e do IRIB. O evento será em Madri/Espanha, nos dias 1 e 2 de dezembro.

Já o XX Congresso Internacional Ipra-Cinder acontecerá de 22 a 24 de fevereiro de 2016, em Dubai. A 20ª edição do evento é promovida pelo Centro Internacional de Direito Registral e o pelo Departamento Territorial de Dubai (Dubai Land Department). Os temas escolhidos para debates e discussões no Congresso são de grande interesse para a classe notarial e registral: “Registros de propriedade como produtores de dados” e “Registro inteligente, cidade sustentável”.

De acordo com o cronograma, o prazo para o envio dos resumos, por meio da página do evento na web, encerra na próxima semana, dia 15 de outubro. O comitê científico do IPRA-Cinder irá concluir a avaliação dos resumos até 15 de novembro. Após a aprovação do comitê, os autores devem redigir o texto definitivo, a ser enviado, juntamente com o resumo em inglês, até o dia 15 de janeiro de 2016.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 06.10.2015