Notícias

Título de Cidadão de Sapucaia do Sul – RS

Em sessão solene realizada no dia 29 de setembro de 2015 a Câmara Municipal de Sapucaia do Sul fez a entrega do título de “Cidadão Sapucaiense” concedido ao registrador JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, Oficial Titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, que atuou como Oficial Registrador, naquele Município, de 1986 até 2011.

titulo_sapucaia

Nesses 25 anos em que permaneceu em Sapucaia do Sul, foram muitas as realizações que empreendeu em benefício daquela municipalidade, dando fundamento à homenagem, como foi o caso da instalação, em dezembro de 2001, pela primeira vez num Município brasileiro, de um posto de registro civil junto a uma maternidade.

Foi no Hospital Municipal Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul que se desenvolveu essa experiência pioneira, autorizada pela Corregedoria-Geral de Justiça do RS, a qual viria a se tornar um padrão de serviços que se espalhou pelo país.

Como Oficial do Registro de Imóveis do Município, participou do processo de elaboração e de aprovação da lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Sapucaia do Sul e presidiu o Conselho Gestor do Plano Diretor – CONGEPLAD, durante todo o tempo em que permaneceu como Oficial do Registro de Imóveis do Município, realizando um trabalho em estrita colaboração com o Governo Municipal.

Também participou da orientação e colaboração com o Poder Público Municipal na realização de inúmeros processos de regularização fundiária, especialmente através do projeto More Legal.

Foi o responsável pela instalação do Centro de Registro de Veículos Automotores – CRVA do Município.

Também foi em Sapucaia do Sul que colocou em funcionamento o primeiro sistema, no Brasil, de acesso remoto, via Internet, aos serviços de um Registro de Imóveis, com possibilidade de visualização da matrícula imobiliária e solicitação on-line da respectiva certidão, o chamado sistema de “Matrículas On-line”, hoje aperfeiçoado e em funcionamento na 1ª Zona do Registro de Imóveis de Porto Alegre.

A homenagem foi concedida por meio da Lei Municipal nº 3.661/2015, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Vilmar Ballin, cujo projeto teve a autoria do Vereador Jarbas Sampaio Vieira.

titulo_sapucaia

Mesa diretora dos trabalhos na Câmara Municipal de Sapucaia do Sul e o discurso de agradecimento lido pelo filho do homenageado, LOURENÇO MACHADO PAIVA, que o representou na entrega do título.

AGÊNCIA GESTÃO NEWS, 1º.10.2015