Notícias

Inaugurada a Rua Glaci Maria Costi em Porto Alegre

Foi inaugurada, no último sábado, 21 de novembro, às 10 horas, no Loteamento Parque Dona Alzira, no Bairro Sarandi, em Porto Alegre, em uma linda cerimônia que contou com a presença de familiares, amigos e convidados, a Rua Glaci Maria Costi – Jurista e Registradora Imobiliária.

No ano em que é comemorado o aniversário de 150 anos do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, o Município de Porto Alegre, através da Câmara Municipal, aprovou essa grande homenagem a quem muito se dedicou à cidade através de seu profícuo trabalho como registradora imobiliária.

rua_1
Grande público presente à inauguração da rua em homenagem à Registradora Glaci Maria Costi.

Glaci Maria Costi (1931-2001) foi Registradora Imobiliária titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre no período de 1963 a 2001, participou ativamente da vida institucional das entidades representativas dos registradores, em nível local e nacional, sendo reconhecida como uma das pioneiras no desenvolvimento do moderno Direito Registral Imobiliário no Brasil.

A cerimônia foi presidida pelo Vereador JOÃO CARLOS NEDEL, proponente da homenagem aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, contando com a presença do Registrador PAULO RICARDO DE ÁVILA, Presidente do Colégio Registral do RS, e do Registrador JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, Oficial do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre e Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB, tendo havido diversas manifestações dos presentes relembrando a história de vida e o exemplo legado por Glaci Maria Costi.

rua_2
Manifestação do Vereador NEDEL à família e ao público presente.

Além do grande número de familiares da homenageada, filhos, netos e bisnetos, compareceram diversos integrantes da equipe de funcionários do RI, ex-funcionários que com ela trabalharam, amigos, convidados e representantes da comunidade local, emprestando um brilho todo especial à cerimônia, que contou com o descerramento simbólico da placa indicativa da nova rua da Capital gaúcha.

rua_3
Descerramento da placa da nova rua e a entrega ao filho mais velho da homenageada, VITÓRIO COSTI PIFFERO.

Depois da cerimônia, os netos da homenageada plantaram uma árvore na Praça Miguel Pereira, como um símbolo de renovação da vida.
rua_4
Plantio da árvore pelos netos da homenageada e a presença do presidente do Colégio Registral do RS, Registrador PAULO ÁVILA juntamente com o Vereador NEDEL e o Registrador Titular da 1ª Zona, LAMANA PAIVA.