Notícias

Cartórios de Registro de Imóveis Terão Portal de Integração das Centrais Estaduais Compartilhada

Novidade foi apresentada durante workshop promovido pela Receita Federal, em Brasília/DF
Registradores e notários participaram de workshop promovido pela Receita Federal do Brasil, nos dias 15 e 16/6, para apresentar soluções visando ao fornecimento de seus serviços de forma integrada e pela internet. O evento também discutiu o Sistema Nacional de Gestões de Informações Territoriais – Sinter, que foi regulamentado pelo Decreto nº 8.764/2016.

A grande novidade apresentada pelos registradores de imóveis foi o projeto do portal de integração, que está em desenvolvimento reunindo em um mesmo ambiente todas as centrais estaduais de serviços eletrônicos compartilhados já em operação no país, seja por meio de plataformas próprias ou de convênio com as existentes.

“O portal de integração dos registradores de imóveis do Brasil é um grande avanço e vem atender o que dispõe o Provimento nº 47/2015. Iniciativa da Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados, o portal tem como objetivo ser a referência nacional para facilitar a vida dos usuários dos nossos serviços e o trânsito de informações com os órgãos públicos”, afirma o presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva.

O site será a porta de entrada para todas as centrais estaduais eletrônicas compartilhadas em funcionamento no país. Os representantes das centrais pioneiras – de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal tiveram a oportunidade de demostrarem as funcionalidades de seus sistemas. As apresentações foram feitas por Paulo Leierer (Arisp), Francisco Rezende (Cori-MG), Cristina Cruz Bergamaschi (Anoreg-MT) e Luiz Gustavo Leão Ribeiro (Anoreg-BR e Anoreg-DF). O secretário geral do IRIB, Frederico Assad, fez uma explanação detalhando o trabalho do IRIB para a efetivação do registro eletrônico de imóveis. O vice-presidente do IRIB para o Estado de Pernambuco, Valdecy José Gusmão da Silva Júnior, também participou do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 16.06.2016