Notícias

Registro de Imóveis da 1ª Zona Completa 151 Anos

No dia de hoje, 5 de julho de 2016, o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre completa mais um aniversário. São 151 anos de trabalho e de realizações, servindo à comunidade gaúcha, o que, além de ser um marco histórico é motivo de orgulho para todos aqueles que fazem acontecer essa história de conquista e realizações.
No ano passado, ao comemorar seus 150 anos, o RI da 1ª Zona desenvolveu uma intensa programação comemorativa que contou com o lançamento do livro “Do manuscrito ao registro eletrônico: 150 anos do Registro de Imóveis de Porto Alegre”, com a realização da exposição “Propriedade, registros e Caminhos”, com o lançamento de um vídeo institucional, com o lançamento de sua logomarca comemorativa, com o lançamento de um selo postal e com a realização de uma alegre e descontraída festa que reuniu sua equipe de colaboradores, autoridades, parceiros, amigos e demais convidados. Foi um momento especial dedicado a comemorar uma data realmente grandiosa.
Entretanto não só nesse momento em particular, mas durante todo o ano de 2015, foram recebidos inúmeros visitantes na sede do cartório, representando os diversos segmentos de usuários dos serviços e da imprensa da capital gaúcha, dando destaque a outros momentos marcantes em comemoração ao sesquicentenário, como a contagem regressiva dos 150 dias faltantes para os 150 anos, acompanhada pela comunidade na sede do ofício e através de nosso sítio na Intenet. Também foram muitas as homenagem recebidas, tais como as sessões solenes na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal, a inauguração da Rua Glaci Maria Costi, que foi registradora titular do RI da 1ª Zona, bem como a distinção recebida do Colégio Registral do RS, durante as comemorações de seu 35º aniversário.
Durante o ano de 2015, apesar dessa grande diversidade de atividades comemorativas, não nos descuidamos da qualidade na prestação dos serviços, pois recebemos a certificação da NBR 15.906 pela ABNT e fomos destacados com o troféu diamante no Prêmio de Qualidade Total ANOREG-BR/2015.
O RI da 1ª Zona, além de apresentar, na atualidade, os recursos tecnológicos necessários à realização do registro eletrônico de imóveis é também um repositório de grande parte da história do RS, possuindo um rico acervo de registros que retratam as relações das pessoas e das instituições com seu patrimônio imobiliário e ajudam a contar a história da evolução da cidade.
Neste momento em que estamos no primeiro dia de nossos 151 anos é importante avaliarmos o quanto já foi realizado nestes 150 anos de história porque isso nos dará a perspectiva do quanto poderemos realizar nos próximos 150 anos.

150anos_151
Equipe do RI da 1ª Zona de Porto Alegre na festa comemorativa dos 150 anos.

ATENÇÃO: O Registrador avisa aos interessados que ainda há alguns exemplares do livro “Do manuscrito ao registro eletrônico: 150 anos do registro de imóveis de Porto Alegre”, para distribuição, bastando que compareçam pessoalmente em nossa sede.

Agência GESTÃO NEWS, 5.7.2016