Notícias

Ministra Nancy Andrighi em Visita ao RI da 1ª Zona

O Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre teve a honra de receber, nesta segunda-feira, 25.7.2016, a visita ilustre da Corregedora-Nacional de Justiça, Ministra NANCY ANDRIGHI, que se fez acompanhar pela Corregedora-Geral de Justiça do RS, Desembargadora ÍRIS HELENA MEDEIROS NOGUEIRA, pela Desembargadora MÁRCIA MILANEZ, do TJMG, Assessora da Corregedoria Nacional e pelo Assistente de Correição da CGJ-RS, SANDER CASSEP FONSECA.
As ilustres visitantes foram recepcionadas pelo Oficial Titular, Registrador JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, pela 1ª Substituta em exercício YARA MACHADO PAIVA e pelo Gestor Registral PÉRCIO BRASIL ÁLVARES.

visita1
As visitantes e seus anfitriões. Da esquerda para a direita: Registrador LAMANA PAIVA, Des. ÍRIS HELENA, Ministra NANCY, Registradora Substituta YARA e Des. MÁRCIA.

A Ministra e sua comitiva puderam constatar pessoalmente as várias inovações tecnológicas introduzidas no Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, tais como os sistemas de Matrículas On-line, de Monitoramento de Matrículas e de Autoatendimento, o qual opera por meio de dois totens instalados na sede do Ofício.

visita2

O RI da 1ª Zona possui características singulares que particularmente encantam os visitantes, já que além de ser o Cartório mais antigo do Estado, possuindo um acervo histórico significativo, consegue aliar a utilização de recursos tecnológicos e de informática de ponta que o colocam num patamar diferenciado de prestação de serviços, pelo qual, por exemplo, não mais se faz necessário abrir os antigos “livrões” sobre mesas para a realização de buscas e consultas, já que todo o acervo está digitalizado propiciando a abertura dos livros de forma virtual, diretamente nas estações de trabalho da equipe de colaboradores.

visita3

O reconhecimento de que o alto investimento em tecnologia garantirá o futuro das importantes atividades reservadas aos Registros Públicos em nosso país, também foi uma tônica nas conversas e trocas de informações com o grupo visitante.
Uma das relíquias históricas da 1ª Zona do Registro de Imóveis de Porto Alegre, apresentada às visitantes, foi o Sistema Torrens, modalidade de registro facultativo ainda admitido pela atual Lei de Registros Públicos, em relação ao qual a Ministra NANCY manifestou grande surpresa, pois esse foi o tema do trabalho de conclusão, quando se formou no curso de graduação em Direito.
Ao final da visita a Ministra NANCY ANDRIGHI consignou, de próprio punho, suas impressões acerca da visita ao RI da 1ª Zona afirmando a sua honra e alegria em “conhecer um Cartório de Registro de Imóveis com a estrutura e funcionamento na forma ideal“ além de lhe ter despertado a atenção “o aspecto da humanização na forma de atendimento ao cidadão bem como a aura positiva e de paz que vivenciei em relação aos funcionários”.

visita4