Notícias

“As Novas Tecnologias e o Registro Predial na Sociedade da Informação – Publicidade Versus Privacidade”

Tema foi abordado pelos palestrantes Madalena Teixeira (Portugal), Bianca Castellar de Faria (Brasil) e Sergio Saavedra (Espanha)
Para discutir o tema “As novas tecnologias e o registro predial na sociedade da informação – Publicidade versus privacidade”, foram os palestrantes Madalena Teixeira (Portugal), Bianca Castellar de Faria(Brasil) e Sergio Saavedra (Espanha).

Diretora do CENoR, Madalena Teixeira afirmou que o registro predial é, antes de tudo, um sistema de informação. “À medida que a maturidade eletrônica do registro predial se desenvolve e a informação se desmaterializa, os dados recolhidos no âmbito da atividade registral tornam-se mais apetecíveis para a indústria e mercado da informação”. Titular do 1º Registro de Imóveis de Joinville/SC, Bianca Castellar de Faria também ressaltou os impactos das novas tecnologias na atividade registral imobiliária. “Hoje, vivemos em um mundo amplamente tecnológico, com acesso a informações na palma das mãos, à distância de um clique”.

O registrador da propriedade em Almería, na Espanha, Sergio Saavedra explicou, na oportunidade, que o registro de imóveis funciona em duas direções. “A primeira internamente, mediante o acesso dos títulos a inscrição. A segunda externamente, proporcionando a particulares e administrações públicas a informação acerca dos direitos inscritos”.

Apresentação – Madalena Teixeira

Apresentação – Bianca Castellar de Faria

Leia a matéria completa

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 28.10.2016