Notícias

Nova Oficial do Registro de Imóveis é Investida em Cargo

Juliana Follmer Bortolin Lisboa dará continuidade ao trabalho de Luiz Egon Richter


Fotos: Lidiane Mallmann

Lajeado – Após 12 anos atuando como registradora civil em Manaus, Juliana Follmer Bortolin Lisboa (44) retorna ao Vale do Taquari para atuar como titular oficial do Registro de Imóveis de Lajeado. A cerimônia de posse foi realizada na tarde de ontem, no Fórum da Comarca de Lajeado, e presidida pelo diretor do Fórum, juiz Luís Antônio de Abreu Johnson. O cargo era ocupado, até então, pelo oficial designado Luiz Egon Richter, que atuou no órgão de registro público desde 1983 e irá assumir o Cartório de Registros do Distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul. Em 2008, ele assumiu como oficial designado, em substituição a Carlos Fernando Westphalen Santos.

Juliana emociona-se ao lembrar dos desafios e da trajetória até ser investida ao cargo. Para ser oficial, precisou ser aprovada em concurso público do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) e, com uma boa classificação no processo, conseguiu escolher a cidade para exercer a função. “Estou realizando um sonho de muitos anos. Meu sonho era trabalhar em Lajeado. É uma coroação para minha carreira poder voltar para a região e assumir uma posição de tamanha relevância e responsabilidade. Vou me empenhar ao máximo para gerir a equipe e, sobretudo, seguir os passos do Luiz, que é reconhecido nacionalmente por sua competência”, afirma.

A nova oficial resolveu manter a equipe de trabalho do Registro de Imóveis, que conta com cerca de 30 pessoas. Conforme Juliana, a matéria notarial registral é densa e, por isso, existe certa dificuldade em encontrar pessoas com conhecimento técnico da área. “Com muito gosto vou acolher a todos os servidores”, diz. Ela garante ainda que não devem ocorrer mudanças nos procedimentos, já que o objetivo é atender à comunidade dando segurança jurídica aos processos. O Registro de Imóveis de Lajeado abrange, além da sede, os municípios de Canudos do Vale, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

Fotos: Lidiane Mallmann

Homenagem

O juiz da Comarca, Luís Antônio de Abreu Johnson, outorgou uma portaria de louvor pela doação e comprometimento de Luiz Egon Richter ao longo de quase dez anos como oficial designado no Registro de Imóveis de Lajeado. Richter, por sua vez, relembra sua passagem pela cidade e ressalta que chegou à região com o único intuito de fazer o seu melhor e trabalhar para que o órgão de registro público fosse reconhecido como um exemplo no Rio Grande do Sul.

Presenças

Autoridades, familiares e servidores do Registro de Imóveis de Lajeado acompanharam a solenidade de posse: juiz João Gilberto Marroni Vitola; promotor de Justiça Ederson Luciano Maia Vieira; defensora pública, Janaína Neuls Diel; prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Lajeado, Alessandra Glufke; presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva; presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Miguel Arenhart; o comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), coronel Gleider Cavalli de Oliveira; presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Carlos Fernando Reis; e o vereador Ildo Salvi.

Saiba Mais

Juliana Follmer Bortolin Lisboa é natural de Panambi, mas cresceu em Teutônia. Também já foi professora no curso de Direito da Univates. Em agosto do ano passado, recebeu o título de Cidadã Amazonense, concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas. Ela é formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e especialista em Direito Notarial e Registral e Direito Civil Negocial Imobiliário.

Fotos: Lidiane Mallmann

Fonte: O Informativo do Vale

19/01/2018