Notícias

Registro de Imóveis da 1ª Zona de POA Lança Novas Funcionalidades no Sistema de Matrículas Online

Com o objetivo de agilizar os procedimentos e facilitar o acesso dos usuários aos serviços registrais, o cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre lançou em seu site (www.registrodeimoveis1zona.com.br) uma nova versão do sistema de matrículas online. O sistema, que já funciona desde março de 2012, prestando uma série de serviços eletrônicos a cidadãos, empresas e órgãos públicos, agora permite a localização de imóveis, o cadastramento de usuários e perfis, e a verificação de movimentações na matrícula do imóvel, de forma totalmente online.

De acordo com o registrador João Pedro Lamana Paiva, presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, a ideia visa adaptar as atividades cartorárias às mudanças tecnológicas que estão ocorrendo na sociedade. “A disponibilidade de tempo, hoje, é um dos fatores essenciais da vida moderna. Foi pensando nisso que criamos um serviço eficiente, que vai simplificar a prática especialmente de quem trabalha com negócios imobiliários”, afirma.

Lamana Paiva explica que a modernização do sistema passou também por uma troca de layout. “Valorizando a experiência do usuário com o sistema foi possível agregar estas novas funcionalidades, que o tornam ainda mais exclusivo, além de oferecer um visual mais amigável e versátil proporcionado pelo novo ambiente”, comentou. O resultado se reflete nos números: a unidade se aproxima da marca de 1 milhão de visitas em seu portal.

Como funciona
O sistema de matrículas online permite que o cidadão faça o pedido de certidões e a consulta da situação das matrículas dos imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, sem precisar ir até o cartório. Agora, o usuário vai poder também localizar o imóvel, cadastrar usuários e definir perfis para utilização do sistema e verificar as movimentações ocorridas na matrícula do imóvel.

A consulta da localização do imóvel se dá por três vias: 1. Pelo número da matrícula; 2. Pelo endereço do imóvel e 3. Pelo nome, CPF ou CNPJ das pessoas que possuem relação referida com o imóvel na matrícula, seja o proprietário, o locatário, ou até mesmo o fiador.

Ainda, dentro do sistema de matrículas online, o cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre disponibiliza outros serviços eletrônicos para usuários, como o serviço de monitoramento de matrícula.

O monitoramento de matrícula proporciona que o usuário receba notificações, por e-mail e SMS, de quaisquer alterações em relação à matrícula de um imóvel. O contratante recebe avisos de ocorrências e não-ocorrências de alterações durante o período monitorado. No caso de alterações, o usuário é informado da natureza do ato registral solicitado, relativo à matrícula monitorada, e também recebe o número do protocolo. O serviço funciona por 30 dias de monitoramento, podendo ser renovado, e a cobrança é realizada de acordo com a tabela de emolumentos vigente na data de início.

Além dos serviços eletrônicos, o cartório oferece, no próprio estabelecimento, o terminal de autoatendimento. O autoatendimento funciona desde 2013 e permite que os cidadãos retirem as suas certidões em até 15 minutos. Os usuários devem preencher seus dados de identificação no terminal, após a retirada de senha, e incluir os números das matrículas desejadas. É possível solicitar até cinco certidões de matrícula atualizadas de uma só vez. Ao término do pedido, o solicitante recebe um talão impresso com o total a pagar e a senha para retirada dos documentos e pagamento no caixa.

Convênio
O usuário que desejar contratar os serviços deve se cadastrar, seguindo as instruções indicadas no contrato (leia aqui). Depois, receberá em seu e-mail o login e senha para utilização do sistema. Com o login e senha entregues, o cidadão passa a ser considerado ativo, possuindo sua conta individual de usuário do serviço (CI-USER). Entretanto, o acesso é liberado após a confirmação do depósito bancário, no valor escolhido pelo usuário, que irá gerar seus créditos.

Os órgãos do Poder Judiciário que desejarem utilizar as novas funcionalidades do sistema de matrículas online, com isenção do pagamento de emolumentos, devem firmar um convênio com o cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre para garantir o ingresso. Clique AQUI e confira o contrato.

Portal de informações
O cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre possui também um site específico, que disponibiliza serviços da área, e até mesmo aulas e palestras, para usuários que tiverem interesse. O portal, que está em funcionamento desde 2011, já possui 996.552 acessos até o momento, chegando em breve à marca de um milhão de visitas. Acesse e veja os serviços oferecidos.

Fonte: CR-RS Assessoria de Imprensa

21/03/2018