Notícias

Clipping – Jornal O Sul – O Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre Lançou uma Ferramenta de Localização de Imóveis Online

Não será mais preciso ir até o cartório para verificar a localização de um imóvel em Porto Alegre. Por meio de uma nova ferramenta, lançada pelo cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, os cidadãos que desejarem confirmar onde se encontra um imóvel poderão fazer a consulta de forma eletrônica, no sistema de matrículas online do estabelecimento.

A nova versão do sistema, que agora permite não só a localização de imóveis, como o cadastramento de usuários e perfis, e a verificação de movimentações na matrícula, foi implementada com o objetivo de oferecer maior agilidade aos procedimentos e facilitar o acesso dos usuários aos serviços registrais.

De acordo com o registrador João Pedro Lamana Paiva, presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, a ideia visa adaptar as atividades cartorárias às mudanças tecnológicas que estão ocorrendo na sociedade. “A disponibilidade de tempo, hoje, é um dos fatores essenciais da vida moderna. Foi pensando nisso que criamos um serviço eficiente, que vai simplificar a prática especialmente de quem trabalha com negócios imobiliários”, afirma.

Como vai funcionar
O sistema de matrículas online, já existente desde 2012, presta uma série de serviços eletrônicos a cidadãos, empresas e órgãos públicos, como o pedido de certidões e a consulta da situação das matrículas dos imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre. Agora, o usuário vai poder também localizar o imóvel, bem como verificar as movimentações ocorridas na matrícula.

A consulta da localização do imóvel se dá por três vias: 1. Pelo número da matrícula; 2. Pelo endereço do imóvel e 3. Pelo nome, CPF ou CNPJ das pessoas que possuem relação referida com o imóvel na matrícula, seja o proprietário, o locatário, ou até mesmo o fiador.

Convênio
O usuário que desejar contratar os serviços deve se cadastrar no site do cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre (www.registrodeimoveis1zona.com.br), depois receberá em seu e-mail o login e senha para utilização do sistema. Já os órgãos do Poder Judiciário que desejarem utilizar as novas funcionalidades do sistema de matrículas online, com isenção do pagamento de emolumentos, devem firmar um convênio com o ofício para garantir o ingresso.

Fonte: Jornal O Sul

10/04/2018