Notícias

Colégio de Registradores da Espanha Abre Inscrições para Curso de Direito Registral para Oficiais Ibero-americanos

A instituição oferecerá 17 bolsas de formação integrais para registradores imobiliários

O Colégio de Registradores da Espanha abriu as inscrições para a XVIII Edição do Curso Anual de Direito Registral para Registradores Ibero-americanos (CADRI), que será realizado em Madrid (Espanha), de 1º a 20 de outubro de 2018 (clique aqui para inscrever-se http://intercoonecta.aecid.es/programaci%C3%B3n-de-actividades/derecho-registral-iberoamericano-cadri-ed-xviii). A instituição irá oferecer 17 bolsas de formação integrais, além de outras 10 vagas adicionais.

O curso conta com a parceria da Universidade Autônoma de Madrid, que irá disponibilizar as instalações do Centro Universitário “La Cristalera” para realização das aulas. O centro está localizado em Miraflores de la Sierra, a 40 km de Madrid (clique aqui e conheça http://www.lacristalera.com/). Os alunos que completarem o curso receberão diploma universitário oficial reconhecido internacionalmente.

Os profissionais ibero-americanos que se inscreverem, cumprirem com os requisitos da convocação, e forem selecionados para as 17 bolsas de formação integrais contarão com alojamento em regime de pensão completa, visitas de estudos, materiais e todos os gastos relacionados à atividade, bem como sua manutenção, gratuitos durante as três semanas na Espanha. O custeio será realizado em parte pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), por meio da Fundação CEDDET, e em parte pelo próprio Colégio de Registradores da Espanha.

No entanto, os selecionados devem custear suas passagens aéreas até a Espanha (todo o resto está coberto pela bolsa). Também será responsabilidade de cada aluno contar com um seguro médico que cubra qualquer enfermidade ou acidente durante a sua estada na Espanha. A secretária de Relações Internacionais do Colégio de Registradores da Espanha, Ainhoa Albaina, poderá auxiliar na contratação do seguro, bem como informar sobre as demais logísticas para participação no curso (contato: secretaria.ri@corpme.es).

Aqueles que não possuam condições financeiras de custear a sua viagem, poderão solicitar uma bolsa, na importância de 500 euros, condicionada a apresentação de um comprovante de ingresso na sua instituição de procedência, ou da existência de gastos extraordinários que o impeçam de arcar com os gastos de viagem.

Serão disponibilizadas também 10 vagas adicionais, para aqueles que não receberem bolsa (por já terem realizado o curso em edições passadas) ou que puderem custear as suas despesas na participação do curso. A formação não está sujeita ao abono de matrículas e honorários docentes, sendo o único custo (além da própria viagem) o alojamento e a manutenção durante as três semanas de curso, resultando em aproximadamente em 2100 euros.
O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, apoia a formação e incentiva seus associados a participarem. “É uma oportunidade ímpar de viver uma experiência de estudos internacionais com titulação universitária oficial em um país que nos legou a tradição de sua escola registral”, comenta.

Em carta ao presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, o diretor de Relações Internacionais do Colégio de Registradores da Espanha, Enrique Maside Páramo, convidou os registradores imobiliários gaúchos a participarem do curso e colocou a secretaria do Colégio de Registradores da Espanha à disposição para eventuais dúvidas.

“Vamos fazer com que aumente a nominata de ex-alunos desta grande família registral ibero-americana que é o CADRI, que desde maio de 2017 existe formalmente como Associação de Egressos do CADRI, e siga crescendo e contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da profissão registral na Ibero-América”, disse no documento.

As inscrições estão abertas até a meia-noite do dia 09 de agosto de 2018. Para inscrever-se, é preciso acessar o portal da AECID http://intercoonecta.aecid.es/programaci%C3%B3n-de-actividades/derecho-registral-iberoamericano-cadri-ed-xviii, preencher o formulário de inscrição e todas as informações relativas ao programa, docentes, o centro e o formulário de contato.