Notícias

Colégio Registral do RS Realiza Reunião Mensal de Diretoria

A Diretoria do Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou sua reunião mensal, nesta segunda-feira (06.03), na sede da entidade. De início, foi apresentado o planejamento orçamentário da instituição, relatado pela consultora Sabrina Regra, da empresa E-Tab Tecnologia e Gestão, e logo após foi realizada a aprovação das atas das reuniões anteriores.

Em seguida, os presentes debateram sobre os resultados do XII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, que foram todos considerados satisfatórios. Em relação ao ano anterior, houve um acréscimo considerável na captação de patrocinadores, assim como no número de inscrições, terminando o evento com saldo positivo. Aproveitando a oportunidade, foi iniciada a organização para a XIII edição do evento, com projeções de data e local.

O projeto “Games e Algoritmo de Aprendizado: Uma Jornada do Conhecimento” também foi apresentado na ocasião, sendo relatado pela registradora Juliana Follmer e os registradores Manoel Figueiredo Valente Neto e Everton Helfer de Borba. Já o registrador Edison Ferreira Espíndola discursou sobre a Segunda Edição da Caravana Registral, que ocorrerá na cidade de Não-Me-Toque em 31.08 (saiba mais).

Foi debatido também sobre o pedido da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ/RS) para renovação do Conselho Gestor do Fundo Notarial e Registral (FUNORE), bem como o ofício a ser encaminhado à CGJ/RS, com solicitação de orientações. O Provimento nº 74/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança, integridade e disponibilidade de dados, e a petição Amicus Curiae ADI 5883 (IAB) foram abordados pelos presentes.

A XVIII Edição do Curso Anual de Direito Registral para Registradores Ibero-Americanos (CADRI) Madrid, que ocorrerá de 1º a 20 de outubro, na Espanha, foi um dos assuntos comentados pelo presidente da entidade, João Pedro Lamana Paiva. Em sua fala, o líder da entidade enfatizou o apoio aos colegas que desejarem realizar o curso, incentivando a participação.

O presidente também lembrou que seguem abertas as inscrições para o XXXI Encontro do Comitê Latino-Americano de Consulta Sobre Registro, que será realizado na cidade de San Salvador, de 02 a 07 de setembro. Segundo Lamana Paiva, neste encontro são debatidos temas de profundo interesse aos registradores de toda a América.

O registrador Manoel Figueiredo Valente Neto relatou sobre a necessidade de uniformização do Livro Modelo de Atos de Registro de Imóveis do RS. A ideia é passar para a empresa desenvolvedora dos sistemas de cartórios um modelo único a ser adotado pelo Estado.

Além destes temas, os presentes ainda discutiram o lançamento da cartilha de Regularização Fundiária, desenvolvida pelo Colégio Registral do RS e a apresentação de um novo layout para a marca e o site da entidade.

Participaram da reunião, o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, o vice-presidente, Cláudio Nunes Grecco, o tesoureiro, Edison Ferreira Espíndola, o diretor de Informática e Ensino, Paulo Ricardo de Ávila, os assessores da Presidência Everton Helfer de Borba, Juliana Follmer, Júlio Cesar Weschenfelder e Manoel Figueiredo Valente Neto, o representante do Conselho Diretivo Adriano Damásio e o representante do Conselho de Ética Marco Antônio Uberti Gonçalves.

Fonte: CR-RS Assessoria de Imprensa

07/08/2018