Notícias

Nova Edição da Exposição “Propriedade, Registro e Caminhos” Será Inaugurada na Sede do Ministério Público em Porto Alegre

A EXPOSIÇÃO

A exposição “Propriedade, Registro e Caminhos” retrata a atividade dos registros públicos no país, passando pelas capitanias hereditárias, o “Registro do Vigário”, as hipotecas e vendas de escravos, até chegar ao sistema de registro de imóveis utilizado nos dias atuais. Há painéis que trazem informações sobre a linha do tempo dos principais acontecimentos históricos do país, do Estado e da cidade de Porto Alegre, bem como as mudanças ocorridas na legislação e na realidade dos registros públicos criados no Brasil para a operacionalização das instituições de direito privado. Essa exposição representa uma continuidade da divulgação de um dos eventos culturais comemorativos aos 150 anos do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, que transcorreu no ano de 2015. Sua primeira edição foi apresentada nas instalações do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul em 2015. Frente ao sucesso da primeira edição, o titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, resolveu propor à direção do Foro de Porto Alegre a realização de uma segunda edição desse evento cultural. A segunda edição teve lugar no saguão do novo Foro Cível de Porto Alegre em 2017 e a terceira edição em 2018 na sede da Câmara Municipal de Porto Alegre. A exposição na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, representa, portanto, a quarta edição do evento, tendo sua proposta de realização apresentada pelo registrador JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, Oficial do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre e aprovada pelo Procurador-Geral de Justiça do RS, Dr. FABIANO DALLAZEN.

CONVITE

O Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre convida para a cerimônia de abertura oficial da exposição, que ocorrerá no dia 24 de setembro de 2018 (segunda-feira) às 14h, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, sita na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto nº 80 – Bairro Praia de Belas – Porto Alegre – RS.