Notícias

Bibliografia do Registrador do Registro de Imóveis da 1ª Zona de POA – Sindiregis/RS

Com 17 anos de idade João Pedro Lamana Paiva estagiava como datilógrafo, na Exatoria Estadual de Santo Ângelo. Ao completar 18 anos, foi nomeado auxiliar de classificador de notas pelo então Secretário Estadual da Fazenda.

O então Oficial do Registro de Imóveis de Santo Ângelo, César Beck Machado, observou sua habilidade para datilografia, contratando-o para trabalhar no cartório.

Por incentivo do titular, cursou direito e alcançou a aprovação em concurso publico em 1974, além de seus objetivos pessoais, “escolhi, ainda, em face de constatar uma oportunidade de contribuir para a sociedade lhe oferecendo parcela do Direito que não precisa de processo para acontecer. A possibilidade de trabalhar pela geração de Paz Social num ambiente em que, de regra, prevalece a legalidade e não há atritos, levou-me a escolher a profissão de “Registrador””, diz.
Atualmente é presidente do Colégio Registral do Estado do RS. É casado com Yara Machado Paiva, então registradora substituta, e pai de dois filhos, Jordana e Lourenço.

Registrador titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, desde 2011, João Pedro Lamana Paiva expressa o quão bem sente-se trabalhando na atividade, *“Vou trabalhar diariamente sabendo que estou servindo para algum propósito, o de produzir o Direito no dia-a-dia das pessoas, dignificando a sua condição porque através do seu trabalho, ou por outra causa, podem conquistar patrimônio imobiliário e atender o aspecto relevante da sua vida, que é a capacidade de ter”*, diz.

PHOTO-2019-01-17-10-41-26