Notícias

3ª Edição da Caravana Registral Reúne mais de 100 Pessoas em Santo Ângelo

Santo Ângelo (RS) – Iniciativa do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, a 3ª edição da Caravana Registral – Debates Registrais e Notariais da Região das Missões e Noroeste ocorreu na última sexta-feira (16.08), no Hotel Villas, em Santo Ângelo. Com o objetivo de aproximar os profissionais dos cartórios gaúchos e a comunidade, levando informações sobre os serviços extrajudiciais, o encontro contou com a participação de mais de 100 pessoas.

O evento iniciou às 9h e teve a participação da juíza da Comarca de Santo Ângelo, Marta Martins Moreira, representando a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ-RS), do secretário municipal de Habitação, Rodrigo Flores, representando a Prefeitura de Santo Ângelo, da presidente da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Margot Virgínia de Souza, do presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Cláudio Nunes Grecco, e do registrador de Santo Ângelo, Jean Jesse Costa de Oliveira, na mesa de abertura.

Iniciando o evento, o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, discursou ressaltando os objetivos da Caravana e comentou ainda que essa 3ª edição é especialmente significativa, porque foi em Santo Ângelo que ingressou na atividade registral.

“Tenho falado aos colegas que, dentre as atividades de natureza pública, os ofícios extrajudiciais constituem um complexo de prestação de serviços, cuja importância é fundamental para a população e para os mais diversos setores sociais e econômicos do Estado. De outro lado, apesar de isso ser evidente para nós, a grande realidade é que a população não tem noção do alcance e da importância das nossas atividades, sendo essa a principal razão pela qual nos fazemos presentes em diversas localidades do interior gaúcho”, disse.

A juíza da Comarca de Santo Ângelo, Marta Martins Moreira, se disse honrada pelo convite, principalmente por representar CGJ-RS no evento. “Também parabenizo pela escolha de vir até a cidade, que sejam bem-vindos a esta cidade acolhedora. Um ótimo trabalho”, afirmou.

O secretário municipal de Habitação, Rodrigo Flores, representando a Prefeitura de Santo Ângelo, também deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou as características acolhedoras do município.

“Essa é uma importante discussão, que tenho certeza que muitos possuem dúvidas. Nós temos avançado muito, inclusive na regularização fundiária, que é o assunto mais quente do momento. Inclusive estes dias tivemos uma audiência pública e é muito gratificante olharmos nos olhos das pessoas da comunidade e ter a certeza de que um dia poderão ter a sua documentação para fazer um financiamento, poderem melhorar as suas vidas. Isso para nós, gestores públicos, não tem preço, é para isso que estamos aqui”, relatou.

O registrador de Santo Ângelo, Jean Jesse, saudou todos os presentes e agradeceu a presença do público. “É uma grande honra recebê-los aqui na capital das Missões para esta série de discussões no dia de hoje que. Estamos muito contentes que Santo Ângelo foi escolhido como cidade tema para a 3ª Caravana Registral”, falou.

Instituição da carteira de identidade funcional
Ainda, durante a abertura do evento, o Colégio Registral do RS realizou a instituição da carteira de identidade funcional, sendo essa mais uma forma de identificação dos profissionais do segmento extrajudicial associados à entidade. Ela contém nome do titular, serventia, QR Code com acesso à página de associados do Colégio Registral do RS, chip para acesso com certificado digital, além de assinatura e demais dados do titular.

Na ocasião, o termo de instituição do documento foi lido pelo vice-presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco (clique aqui e leia a íntegra do ato). A carteira foi entregue aos associados presentes na Caravana, sendo que os demais receberão gratuitamente pelos Correios.

Na Caravana Registral foram abordados diversos temas referentes às atividades extrajudiciais, como as retificações no Registro Civil de Pessoas Naturais, o registro eletrônico, a regularização fundiária, o registro de Sociedade Simples no Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ), o georreferenciamento, além de contar com a apresentação de um workshop sobre mediação e conciliação e o tradicional pinga-fogo (debate sobre os temas apresentados).

O evento contou ainda com a participação da secretária geral em exercício da Prefeitura de Santo Ângelo, Kayana Diebold Veronese, e representantes da Secretaria de Assistência Social da cidade gaúcha.

A 3ª edição da Caravana Registral contou com o apoio da Coopnore e da Sky Informática como patrocinadores e da ARN como subsidiária.

Fonte: CR-RS Assessoria de Imprensa

19/08/2019