Notícias

Dia Nacional do Notário e do Registrador – 18 de novembro.

O dia 18 de novembro foi instituído como o dia do notário e do registrador brasileiro, sendo essa a data em que foi sancionada a Lei nº 8.935, no ano de 1994, dispondo sobre os serviços notariais e de registro, regulamentando as disposições do art. 236 da Constituição de 1988.
Essa data representa um marco histórico para a categoria, pois inaugurou uma nova era da atividade no país, a qual passava a ser exercida em caráter privado, com autonomia, independência e sob a fiscalização do Poder Judiciário.
A tradição histórica do sistema brasileiro provém do notariado latino e evoluiu para a instituição de um sistema eficiente, seguro e econômico para atender às necessidades de um país de dimensões continentais.

Os notários e registradores representam uma categoria cuja atuação é essencial para a asseguração do exercício da cidadania, para a segurança jurídica dos negócios e para a salvaguarda do crédito, atendendo a população com eficiência e confiabilidade.
Pelo transcurso da data nacional dos notários e registradores brasileiros, o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre consigna os mais efusivos votos de felicitações à categoria!

Agência GESTÃO NEWS, 18.11.2019