Notícias

Presidente da Anoreg/RS Fala Sobre a Virtualização dos Cartórios em Evento da OAB Caxias do Sul

Na noite desta terça-feira (08.12), o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, foi um dos palestrantes do evento “A virtualização dos cartórios”, coordenado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Caxias do Sul (OAB/RS), por meio da Comissão Especial dos Cartórios Extrajudiciais.

Na ocasião, Lamana Paiva discursou sobre as características das plataformas eletrônicas estaduais e nacionais, como a Central de Registro de Imóveis (CRI-RS), a Central do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Rio Grande do Sul (CRC Cidadão), a Central Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas (Central RTDPJ) e a Central Nacional de Protesto (CENPROT), além de citar o Portal da Transparência do Registro Civil.

O presidente da Anoreg/RS também ressaltou a importância da capilaridade dos cartórios extrajudiciais. “A capilaridade é onde nós estamos para desempenhar as atividades porque o usuário confia no sistema registral e notarial, que tem por finalidade dar publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos”.

Durante o evento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Caxias do Sul (OAB/RS), Rudimar Luis Brogliato, afirmou que “a virtualização se tornou cada vez mais importante para a advocacia”. “Atos que antes eram só pela via judicial, hoje são feitos em cartórios, e é muito importante para o colega advogado ter o conhecimento de como funcionam todos os atos no extrajudicial”, concluiu.

A coordenadora da Comissão Especial dos Cartórios Extrajudiciais da OAB/RS – Subseção Caxias do Sul, Fabiana Andriotti Mendes Isolan, ressaltou que os advogados estão, cada vez mais, atuando no âmbito dos cartórios, por isso, é preciso falar sobre o tema para que chegue ao conhecimento do maior número de colegas possível.

O tabelião e registrador civil Ricardo Kollet também participou do evento. Ele apresentou as facilidades da plataforma e-Notariado, da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC) e da Central Notarial de Autenticação Digital (CENAD). “Além da desjudicialização, que é um caminho sem volta, hoje nós vamos falar sobre a nova forma de atuação dos serviços notariais e registrais no País, que irá certamente dar muito mais agilidade e celeridade, sem nunca descuidar da segurança, que é a nossa marca”, enfatizou.

Após as manifestações, os palestrantes responderam às dúvidas dos participantes. Também esteve presente no encontro o vice-coordenador da Comissão Especial dos Cartórios Extrajudiciais da OAB/RS – Subseção Caxias do Sul, Flávio Henrique Miranda Zanettini.

Fonte: ARPEN-RS Assessoria de Imprensa