Notícias

Presidente da Anoreg/RS Participa de Webinar do IRIRGS Sobre Documentos Digitais

O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, foi um dos debatedores da primeira edição da série de webinars do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), realizada nesta quinta-feira (25.02). Intitulada “Diálogos”, a ação visa criar um relacionamento mais próximo entre os registradores de imóveis gaúchos, seus colaboradores e a sociedade.

Com o tema principal “Documentos Digitais”, o presidente da Anoreg/RS discorreu sobre as plataformas eletrônicas, incluindo a Central do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Rio Grande do Sul (CRC Cidadão), a Central Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas (Central RTDPJ), a Central Nacional de Protesto (Cenprot) e, em especial, a Central de Registro de Imóveis (CRI-RS).

“Como se sabe, na Central de Registro de Imóveis cada cidadão poderá consultar qualquer bem imóvel, em nome de qualquer pessoa física e jurídica, desde que tenha CPF ou CNPJ. Sabe-se, também, que essa consulta preliminar é gratuita, não se paga absolutamente nada para buscar se essa pessoa tem bens ou não tem”, explicou. Ainda sobre a importância da CRI-RS, Lamana Paiva enfatizou que a ferramenta “ajuda o usuário em tudo, até no tempo e no custo, e que, hoje, nós temos que pensar na agilidade do sistema”.

Também participou do debate o assessor da presidência do IRIRGS, Ricardo Anderson Martins, que falou da desmaterialização de documentos. No final do evento, os participantes inscritos tiveram acesso exclusivo a um e-book sobre o tema do webinar criado pelo Instituto. Nesse sentido, o diretor de comunicação do IRIRGS, Fernando Pfeffer, explicou o principal objetivo do manual, os principais norteadores e conceitos preliminares dos documentos digitais, além de outros aspectos que constituem a publicação.

O webinar foi transmitido ao vivo pela página do IRIRGS no Facebook e no YouTube. As perguntas dos participantes foram respondidas ao final do evento.



Fonte: ANOREG-RS

Resumo do webinar
Clique aqui para efetuar do download.