Notícias

A Verdade sobre os Cartórios!

PHOTO-2022-04-15-14-37-36
Você sabia que os dados informados sobre os ganhos dos Cartórios brasileiros não incluem custos e despesas de funcionamento, tributos e recolhimentos obrigatórios?? Grande parte do valor arrecadado pelas unidades cartorárias é destinado a *repasses obrigatórios* a diversos entes públicos – Governo, Tribunais, Procuradoria, Defensoria -, *ao todo são 77 órgãos em todo o Brasil e, em alguns deles, mais de 50% do valor é repassado* -.

Os titulares de cartórios arcam ainda com todas as despesas de funcionamento, incluindo tributos, salários, equipamentos, aluguel, água, luz, telefonia, tecnologia *(nada é custeado pelo Estado)*. Além disso, são responsáveis por todos os atos praticados, muitos deles gratuitos, e prestam informações vitais para as políticas públicas do Brasil.

No país, 2.640 unidades cartorárias são deficitárias, mas permanecem abertas, pois são o único braço do Estado naquela localidade para registrar nascimentos, casamentos, óbitos e demais atos essenciais à população. Ao final, a renda média de cada um dos 13.440 Cartórios brasileiros – localizados em todos os municípios do país, dos grandes centros àqueles de apenas 500 habitantes -, onde são responsáveis pelos atos vitais de cidadania e pela garantia dos atos negociais é de R$ 16.307,04.
#cartoriodeverdade#

Clique aqui e leia – Anoreg BR-Cartórios em Números 2021 3ª-Edição (1)