Institucional

INSTITUCIONAL

PEQUENO HISTÓRICO

O Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, o mais antigo da capital gaúcha, tem sua origem histórica mais remota no ano de 1865, quando foi criado em razão do surgimento do primeiro sistema de transcrições imobiliárias adotado no país, em decorrência da denominada “Lei de Hipotecas” (Lei nº 1.237, de 1864). Essa lei criou o primeiro sistema registral imobiliário do Brasil que passou a conferir ao ato registral de transcrição do título aquisitivo da propriedade imóvel o efeito de oponibilidade contra terceiros.

Sua data de criação é o dia 5 de julho de 1865, na qual foi assinado o termo de abertura do primeiro livro destinado às transcrições imobiliárias.

A sede mais antiga do Registro de Imóveis da qual se tem memória era localizada no andar térreo de um prédio que ficou conhecido como “Palacete Borges de Medeiros” (Rua Duque de Caxias nº 1.025), porque nele residira aquele ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul.

A sede atual fica na Travessa Francisco de Leonardo Truda nº 98 – 12º andar, no Centro Histórico de Porto Alegre, sendo que o registrador em exercício é o Bel. JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, que tomou posse da delegação em 16 de novembro de 2011, depois de aprovado em concurso público de provas e títulos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

MISSÃO

Garantir segurança jurídica nos negócios imobiliários, com eficiência, inovação e melhoria contínua proporcionando a satisfação das partes interessadas.

VISÃO

Ser reconhecido na sociedade como instituição imprescindível para a segurança dos negócios e para o desenvolvimento da economia, mediante a obtenção de prêmios e certificações de qualidade e da ISO 9001:2015, até 2018.

VALORES

INOVAÇÃO – em tecnologia e procedimentos;

SEGURANÇA JURÍDICA – eficácia dos atos praticados;

APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO – equipe, processos e sistemas;

COMPROMETIMENTO – com o usuário e a equipe;

RESPEITO – nas ações e nas relações.

POLÍTICA DA QUALIDADE

Estabelecer a melhoria contínua através do Sistema de Gestão da Qualidade, ofertando ao usuário processos e serviços de excelência, segurança jurídica e urbanidade, proporcionando a satisfação das partes interessadas através de aprimoramento tecnológico e aperfeiçoamento permanente.